1º Fórum Nacional de Cuidados Paliativos para pacientes

EVENTO ONLINE

8 e 9 de outubro

"Chegou a hora de escutar a voz de quem precisa dizer o que importa no seu cuidado"

Abertura:

À medida que a tecnologia avança, a humanização nos cuidados retrocede.

Um paradoxo, afinal, pessoas não se resumem a seus órgãos adoecidos.

É necessário um olhar mais amplo que considere não apenas longevidade a qualquer custo, mas qualidade de vida.

Em 2020 a Casa do Cuidar implantou uma iniciativa inédita:

A Casa Paliativa é um espaço físico e virtual onde pacientes com doenças graves têm acesso a aulas, informações, debates, oficinas, acolhimento e suporte emocional.

Todas as dimensões de sofrimento são consideradas. Assim, cada paciente e familiar aprender a encontrar recursos para lidar com os desafios impostos pela doença.

Sobre o evento:

O 1º Fórum Nacional de Cuidados Paliativos para Pacientes terá dois dias de evento em formato online e gratuito.

A ideia é estabelecer um espaço de troca entre pacientes, familiares, cuidadores, convidados e, ao mesmo tempo, possibilitar aos profissionais da saúde o aprendizado pelo olhar do paciente.

A programação contará com aulas que abordam as dimensões de sofrimento humano, além de momentos de reflexão e inspiração para uma vida com mais sentido. 

Ao final de cada aula haverá interação do palestrante com pacientes da Casa Paliativa, sempre trazendo ao público o olhar do paciente para cada tema, afinal, são eles os grandes mestres do cuidado. 

Participe do 1º Fórum Nacional de Cuidados Paliativos para Pacientes

Inscreva-se gratuitamente!

Atenção: Nós não compartilharemos seu contato com terceiros. O tratamento de dados nesta empresa acontece em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Você está seguro(a) e poderá se descadastrar a qualquer momento.

Convidados

Dayana Amaral

Dayana Amaral

Tem 34 anos e foi diagnosticada com câncer de mama aos 25 anos, descobriu as metástases com 28 anos. Enxerga que tem muita vida e saúde aqui. Foi mãe após o diagnóstico do câncer de mama metastático, mãe do Pyetro que chegou com 01 aninho na vida de sua família, trazendo tanta esperança e motivação que a fez renascer novamente. Está nesses 08 anos, sendo 05 anos Paliativa vivendo seus propósitos, Recomeçando, e cada dia que passa sente uma evolução de alma, que não dá créditos ao câncer, mas lhe permite VIVER em evolução.

Ana Michelle Soares

Ana Michelle Soares

AnaMi, como gosta de ser chamada, é jornalista, escritora e ativista social. Paciente de câncer de mama em tratamento contínuo desde 2011, AnaMi é autora dos livros “Enquanto eu respirar” e “Vida Inteira”, publicados pela editora Sextante. Além de autora do perfil @paliativas no Instagram, onde desmistifica o conceito de “cuidados paliativos”, transformando a finitude na mais importante ferramenta de autoconhecimento que existe. Acredita que legado é crescer como ser humano e entre uma quimioterapia e outra coordena o projeto “Casa Paliativa” que auxilia pacientes com doenças graves a encontrarem seu espaço de legado, vida, sagrado e dignidade.

Dra Ana Claudia Quintana Arantes

Dra Ana Cláudia Quintana Arantes

Médica geriatra e paliativista. É sócia fundadora da Associação Casa do Cuidar, Prática e Ensino em Cuidados Paliativos. CEO da empresa de suporte de reabilitação e cuidados paliativos domiciliares - A Casa Humana, em São Paulo. Escritora, autora do livro “A Morte é um dia que vale a pena viver” (Ed Leya em 2016, 2a edição 2019, pela Sextante), lançado em Portugal e México, com programação breve na Itália, Coreia, Japão e China. E o mais recente. Histórias Lindas de Morrer (março 2020, Ed. Sextante) e em Portugal (Ed. Leya - setembro/2020).

Dr Rodolfo Moraes

Dr Rodolfo Moraes

Médico formado pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Residência de Clínica Médica pela Santa Casa de Franca SP. Pós graduação em dor pelo Hospital Albert Einstein e em cuidados paliativos pela PUC Minas Certificação em dor pela SBED. Titulo em medicina paliativa pela AMB / ANCP Coordenador científico do Comitê de Dor Oncológica da SBED. Médico clínico e paliativista do Hospital do Câncer, Santa Casa e Hospital São Joaquim de Franca SP.

Dra Franciane Campos

Franciane Campos

Franciane Campos é Advogada, Mestranda em Bioética pela PUCPR, Especialista em Direito da Medicina pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Especializanda em Compliance na Área da Saúde pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, 2ª Secretária do Instituto Palliare de Londrina, Coordenadora da Comissão de Bioética e Biodireito da OAB Subseção Londrina – Pr.

Germaine Tillwitz

Germaine Tillwitz

Germaine Tillwitz é mãe da Laura e da Sara, casada com o Gustavo. Paciente câncer de mama metastático. Formada em direito pela Universidade Federal do Pará, pós graduada em direito público pela Unisul e mestranda em Políticas Públicas UMC. É advogada de formação e cozinheira por paixão. Acredita que renasceu com a maternidade, foi parida através das filhas. É entusiasta e estudante dos Cuidados Paliativos. Staff da Casa Paliativa.

Ionara Raitz Feler

Ionara Raitz Feler

Ionara é mãe, esposa, formada em Pedagogia. Ama um bom livro, sem um gênero específico, tudo depende da fase que está vivendo. Aprendeu com o adoecimento que a vida é urgente, finita e linda. Não faz nada por fazer. Só faz se for por amor.

Elaine Cristina Valente

Elaine Cristina Valente

Elaine Cristina Valente, 46 anos, mãe da Ana Livia de 15. Farmacêutica. Mantém o olhar na vida a ser vivida e no aprendizado que toda situação traz. Convive com o cancer desde 2016 e integra a Casa Paliativa desde o início, em 2020.

Cris Prade

Cris Ferraz Prade

Psicóloga, sócia-fundadora da Associação Casa do Cuidar. Atualmente vice-presidente da instituição residindo na Inglaterra, de onde coordena o curso básico multiprofissional a distância e explora novas formas de expandir a filosofia de cuidados paliativos através do projeto Vital Kompass.

Tom Almeida

Tom Almeida

Fundador do movimento inFINITO, Diretor do Death Over Dinner Brazil e idealizador do Festival inFINITO, Cineclube da Morte, A Morte no Jantar, Death over Drinks, Jornada Eduardo Alferes de Cuidados Paliativos. Co-autor do livro "Luto por Perdas Não Legitimadas na Atualidade" e colunista do Podcast FINITUDE.

Ana Cláudia Vidigal

Ana Claudia Vidigal

Ana Cláudia Magalhães Vidigal, 38 anos. Nascida entre contas e contos, pontos e pespontos. Vive entre números e bordados. Acredita que as informações confiáveis nos tiram da beira do abismo. Convive com a leucemia desde 2020. Está Casa Paliativa desde setembro de 2020

Manuela Mignot Cordeiro

Manuela Mignot Cordeiro

Manuela Mignot Cordeiro é filha de Martha e Francisco Cordeiro. Advogada, adora cozinhar, viajar e conhecer museus. Com o pai, aprendeu a apreciar boa comida e bossa nova. Com a mãe, aprendeu a cuidar com carinho e planejar viagens. Com os dois, aprendeu o significado de amar sem medidas.

Maria Paula Bandeira

Maria Paula Bandeira

Maria Paula Bandeira- 35 anos, advogada, especialista em Direito Público, paciente com Câncer de Mama Metastático, idealizadora do @lencododia, membro da Casa Paliativa

Tatiana Bugueño Colón

Tatiana Bugueño Colón

Tatiana Bugueño é servidora pública, viajante, aventureira, companheira e cuidadora de Mauricio (renal crônico).

Roberto Pereira Miguel

Roberto Pereira Miguel

Roberto Pereira Miguel é Capelão no Moffitt Cancer Center - Tampa - FL – EUA. Capelão Certificado pela Association of Professional Chaplains (USA). Teólogo (Univ. Presb. Mackenzie), Mestre em Ciências da Religião (PUC/SP) e Doutor em Saúde Coletiva (UNIFESP).

Karla Prado

Karla Prado

Karla Prado, 55 anos, tem CA de pulmão metastático e descobriu com a doença seu valor. Isto lhe permitiu ressignificar sua vida. Hoje transformou a espiritualidade em sua bandeira. Segue estudando para levar sentido aos demais. Acredita que desde que se viu doente, este é o momento de maior emoção, afinal a Emoção é o caminho da Cura real. Aprendeu através da generosidade de seres de luz que cruzaram seu caminho. Este presente que a vida lhe trouxe agora está sendo compartilhado.

Gustavo Gitti

Gustavo Gitti

Gustavo Gitti é professor de TaKeTiNa (método de transformação pelo ritmo), facilitador de meditação no Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB SP, sob orientação de Lama Padma Samten) e coordenador da comunidade online olugar.org, focada em práticas de compaixão e florescimento humano na vida cotidiana, com mais de mil participantes de todos os estados do Brasil e de outros países.

Prof Lúcia Helena Galvão

Prof. Lúcia Helena Galvão

É professora de filosofia da organização Nova Acrópole do Brasil. Autora de seis livros (Canções para Despertar Sophia, Sonhos trilhando o tempo, O Aroma do Lótus, Observações matinais - versão brasileira e portuguesa, Instantes de um tempo interior e Para entender o Caibalion), prefaciou ainda diversas obras de destaque como “A Guerra da Arte” de Steven Pressfield e “Luz no caminho” de Mabel Collins. É palestrante profissional, tanto no Brasil quanto no exterior, ministrando palestras em empresas e órgãos públicos. Seus cursos sobre administração do tempo e técnicas de estudo já foram realizados por mais de vinte mil alunos.

Ana Paula Fuzaro

Ana Paula Fuzaro

Ana Paula Fuzaro é Paulistana, filha, irmã, tia e amiga de pessoas incríveis. 50 anos de idade. Farmacêutica formada pela USP com experiência de 26 anos como executiva na indústria farmacêutica. Curiosa sobre todas as religiões. Atua pela preservação das abelhas através do cultivo de flores, investe pesadamente seu tempo em autoconhecimento, contemplação, ócio criativo, reflexões. Sonha em ir para Disney com todos os irmãos, porque brincar também cura os adultos. Saiu da Matrix em 2018 quando descobriu-se portadora de uma enfermidade hematológica rara e grave chamada mieloma múltiplo, com sintomas controlados desde o diagnóstico. Encara a finitude com consciência e trabalha pela ampliação do conhecimento e acesso aos cuidados paliativos. Desde então cultiva a gratidão e momentos felicidade diariamente.

Simone Rosa

Simone Rosa

Simone Rosa mora em Belo Horizonte, trabalha desde a juventude na área cultural, integrou a equipe do Museu de Arte da Pampulha, do Grupo de Teatro Armatrux, FID, FIT e de diversos eventos e projetos culturais. Tem formação em Artes Cênicas e em Gestão em Eventos. É mãe da Gabi. Em tratamento de câncer de mama metastático, impactada física, espiritual e poeticamente pelos Cuidados Paliativos.Também atua nos bastidores da Casa Paliativa.

Alexandre Silva

Alexandre Silva

Possui graduação em Enfermagem pela Unifal, doutorado na temática dos cuidados paliativos pela UFMG com sanduíche na Universidade Católica Portuguesa - Lisboa/Portugal. Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal de São João Del Rei nos cursos de Enfermagem e Medicina. Membro e pesquisador voluntário do Grupo de Estudo e Pesquisa em Cuidados Paliativos da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Autor do livro: Cuidados paliativos na atenção primária à saúde. Fundador e líder do Projeto "Comunidades Compassivas em favelas no Brasil".

Programação

Sexta-feira, 08/10

13h00 - 13h15 - Abertura Boas-vindas
Convidada: Ana Claudia Quintana Arantes

13h15 - 14h20 - Tema 1: O que preciso saber sobre Cuidados Paliativos
Palestrante: Dr. Rodolfo Moraes
Convidadas: Dayana Amaral e Simone Rosa

14h20 - 15h30 - Tema 2: Dimensão física - Manejo de dor e fadiga
Palestrante: Ana Claudia Quintana Arantes
Convidadas: Ana Vidigal e Germaine Tillwitz

15h30 - 15h45 - Intervalo

15h45 - 17h00 - Tema 3: Dimensão Emocional - Autocompaixão
Palestrante: Gustavo Gitti
Convidadas: Elaine Valente e Ionara Raitz Feler

17h00 - 18h00 - Tema 4: Desistindo de desistir
Palestrante: Ana Claudia Quintana Arantes

Sábado, 09/10

09h00 - 09h10 - Abertura Boas-vindas
Palestrante: AnaMi

09h10 - 10h30 - Tema 5: Dimensão familiar - Cuidando de quem cuida
Palestrante: Cris Ferraz Prade
Convidados: Tatiana Bugueño, Manuela Mignot Cordeiro e Tom Almeida

10h30 - 11h40 - Tema 6: Como o testamento vital pode te ajudar a ser o protagonista nas suas escolhas de vida?
Palestrante: Franciane Campos
Convidadas: Ana Paula

11h40 - 13h00 - Tema 7: Dimensão espiritual - O sagrado de cada um
Palestrante: Roberto Miguel
Convidadas: Maria Paula e Karla Prado

13h00 - 14h00 - Tema 8: Sentido de vida e legado
Palestrante: Lucia Helena Galvão

Receba o Certificado de Participação no evento

A emissão do certificado (10 horas) pode ser solicitada mediante o pagamento de R$ 49,90 que será revertido para as atividades da Casa Paliativa.
Após finalizar a inscrição gratuita, você já pode fazer o pagamento da taxa do certificado.

O certificado será emitido pelo próprio participante, em formato digital após seguir estes passos:
1 - Fazer o pagamento da taxa
2 - Assistir a todas as palestras
3 - Responder ao Quiz que será disponibilizado após o dia 13/10
4 - Emitir o certificado digital

modelo-certificado-forum

Participe do 1º Fórum Nacional de Cuidados Paliativos para Pacientes

Inscreva-se gratuitamente!

Patrocínios

Instituto Avon
Programa de apoio ao paciente Bem Estar
AstraZeneca
Wecare

Apoios

Casa do Cuidar
projeto-camaleao
logo-muni
1280px-Novartis-Logo
logo-infinito
A Casa Humana

CASA DO CUIDAR - Rua Vitorino Carmilo, 644 - Barra Funda, São Paulo - SP, 01153-000

Tel: (11) 95365-0649 Atendimento telefônico seg a sex, 9h às 16h.

Atendimento por email: faleconosco@casadocuidar.org.br


Usamos cookies para personalizar sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade